quarta-feira, 2 de março de 2011

O que fazer com restos e objetos velhos

Descubra algumas maneiras de transformar aquelas velharias da sua casa em novidades.

                                                                                                                                                                                                                     Todo mundo tem um cantinho de coisas quebradas, que o coração não deixa jogar fora. Ou uma lixeira cheia de sucata. Ou ainda comida de cores variadas estragando na geladeira. É cômodo acumular. Mas que tal pôr a mão na massa e ressuscitar as velharias desse cemitério doméstico?
O truque para se livrar das inutilidades sem jogá-las fora é inventar maneiras de reaproveitar o que não serve mais. Esse é um jeito inteligente e divertido de combater o desperdício. Essa iniciativa também é benéfica para o meio ambiente! Reciclando, a gente produz menos lixo e preserva os recursos para fabricar novos objetos.

Entretenha as crianças com sucata

Estimule a molecada a construir bonecas, casinhas, carrinhos e outros brinquedos. Vale usar garrafas PET, caixas de leite, embalagens de xampu, latinhas de refrigerante, rolos de papel higiênico e tudo mais que a imaginação permitir.

Acrescente estilo à sua cozinha

Você detesta louça incompleta? Pois saiba que misturar copos, pratos e xícaras de jogos diferentes agora é chique e está na moda. Procure peças coloridas na casa dos seus pais, tios ou avós - elas virão cheias de histórias.

Improvise vasos


Aproveite latas, frascos de vidro, xícaras avulsas e até panelas “vencidas” para plantar ervas e temperos, como orégano, hortelã, salsinha e alho-poró. Estudos científicos mostram que a cor verde possui efeito calmante, aumentando a concentração e a produtividade.

Faça uma limpeza na geladeira

Uma vez por semana, transforme as sobras de comida em sopas, tortas, bolinhos ou recheios de sanduíches. Aliás, nunca é demais reavaliar se a quantidade preparada está de acordo com o tamanho da fome dos integrantes da família.

Compartilhe cultura

Dê livros e revistas que já leu a bibliotecas e organizações não governamentais. Assim, mais gente poderá se divertir com eles. Troque livros com amigos e parentes. Visite sebos. Nada de deixar histórias legais empoeirando nas prateleiras!

Compre móveis usados

                                     Escrivaninha

Nos antiquários há opções para todos os gostos. Consertar a perna quebrada de uma mesa, substituir o tecido puído de uma cadeira ou passar uma mãozinha de tinta num armário sai bem mais barato e livra você do crediário. As florestas vão agradecer.

Organize um bazar de trocas

CDs, roupas e artigos de decoração que você não curte mais podem fazer a alegria de outra pessoa. Convide os amigos, a família e os vizinhos para participar. O evento ainda servirá como desculpa para colocar a fofoca em dia (e dar boas risadas).

Exercite o desapego

Falta cabide para a calça que você acabou de ganhar de aniversário? Então, separe uma das antigas e doe a quem precisa. Se pretende vender um produto eletrônico, lembre-se de que ele tem baixo valor de mercado. Então, que tal ser o Papai Noel de uma família carente?


Fonte: Portal Mdemulher

3 comentários:

  1. Bom dia Renata,

    Excelente artigo! Pertinente, já que vivemos o momento de mudar a maneira de viver, para nossa própria garantia de qualidade de vida e para as gerações futuras. Qualquer esforço é válido, mas isso tem que partir de casa pro entorno, do esforço individual para o coletivo, do micro pro macro. Nada de cruzar os braços esperando políticas públicas, comecemos nós mesmo e os resultados serão muito mais compensatórios. No mundo do consumo imediato e acelerado em que vivemos, pequenos gestos como: reutizar objetos, dando novo significado ou função é algo que a natureza agradece! Abs da equipe Organisé.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite equipe Organisé.

    Obrigada pela visita e agradeço o comentário.
    Até breve.
    Renata

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga, que bom que veio, seja muito bem vinda ao CASA DECORADA,também já sigo seu cantinho....voltarei com tempo para papear mais ....me avise o que estiver em falta em nossa CASA para que sua permanência seja perfeita.
    Se vier e eu não estiver em casa, vai se acomodando que logo chego!
    Fui colher umas flôres para te receber ...
    Bj

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails