Um "home office" é exatamente igual a um escritório de uma empresa mas em proporção menor. No home office ficam guardados todos os documentos da família, possui um computador e serve como local de estudo. E hoje em dia, muitos profissionais trabalham parcial ou integralmente, em seu escritório doméstico.
Então, como organizar esse espaço que hoje é tão importante em uma residência? A primeira coisa a se pensar é no planejamento dos espaços. Quando esse espaço está sendo construído ou reformado pode-se utilizar das ótimas idéias de marceneiros ou lojas de modulados para a composição de móveis e gaveteiros que podem otimizar o ambiente. Se o espaço já está pronto não é necessário obras para deixá-lo agradável: muitos móveis e auxiliares podem ser comprados avulsos e compor o ambiente, como por exemplo, armários baixos e gaveteiros com rodízios. O importante é deixar o ambiente agradável e funcional.
O que é necessário para a organização: pastas comuns e sanfonadas, arquivos e caixas organizadoras. Existem no mercado, em grandes papelarias, arquivos para pastas suspensas o que ajuda bastante para guardar documentos, conta a pagar, contas pagas, etc. Assim, cada coisa tem seu lugar, sempre. É importante etiquetar essas pastas ou arquivos para que a localização seja fácil e rápida. Por exemplo: montar arquivos ou pastas anuais para contas pagas, separadas por categorias: água, luz, telefone, aluguel, ou ainda para diplomas pessoais e dos outros membros da casa, além de certidões.
Ter uma gaveta para reserva de material é importante: papel sulfite ou carta, canetas, lápis, borrachas, cartucho para impressora, bobina para fax.
Outra coisa importante num "home office" é “esconder” os fios dos aparelhos de fax, computador, impressora e telefone. Uma boa idéia é utilizar canaletas, organizadores de cabos ou abraçadeiras de nylon ou velcro: os fios ficam comportados e escondidos!
Fonte: Consultoria Ana Paula Britto
Adorei as dicas, muito úteis! Organização torna a vida mais fácil! Beijos.
ResponderExcluirBom dia Eli.
ResponderExcluirAgradeço seu comentário. É sempre bom poder ajudar as pessoas a tornar seu dia a dia mais prático e menos estressante.
Volte sempre!!
Renata
Foi pensando em tudo isso que surgiu o Ateliê Caleidoscópio! Afinal, as pessoas são boas no seu trabalho ou foco do seu negócio, mas não necessariamente na organização do espaço, infraestrutura necessária, controles administrativos e financeiros básicos, inclusive de recursos disponíveis, ou até mesmo para fazer uma lista de contatos, um mailing ou um cartão de visitas legal! Estamos à disposição para ajudar esse pessoal a otimizar tudo isso e ser mais eficiente! Visite nosso blog e fale conosco!
ResponderExcluirAbraços, Cláudia