quinta-feira, 10 de março de 2011

Trabalho em casa: 5 dicas para ser produtiva


Aprenda como estabelecer uma rotina de trabalho com as dicas da consultora de carreira Regina Silva.

Quem opta por ser autônoma tem mais flexibilidade de horários, mas precisa estabelecer uma rotina de trabalho:

1. Capriche no visual

Por estar em ambiente doméstico, é grande a tentação de não se arrumar ou até mesmo de dar expediente de pijama. Não caia nessa. Vista-se como se fosse trabalhar fora. ''É uma forma de valorizar para você mesma a sua atividade, além de manter a auto-estima em dia.''

2. Contatos pessoais

Não descuide de seus clientes ou colegas de profissão. Reserve espaço em sua agenda para pelo menos um almoço ou happy hour por semana com eles. Assim você fica em contato com as novidades de sua área de atuação, além de construir uma rede de relações que poderá ajudá-la a conseguir contratos e outros negócios.

3. Administre seu negócio

Cabe a você cuidar dele. Portanto, tem que dominar alguns conhecimentos sobre gerenciamento. Vale manter uma agenda de cursos de atualização, como os oferecidos pelo Sebrae, que são feitos sob medida para pequenos empreendedores.

4. Limites

Defina com as pessoas da casa - filhos, marido, empregada - as situações em que você pode ser interrompida quando estiver trabalhando. Parece óbvio, mas sem isso eles não a deixarão

5. Crie seus horários

Em um emprego convencional, você tem hora para entrar, para almoçar e para ir embora. Em casa, convém impor esse mesmo esquema, disciplinando-se.

Home office, a nova modalidade adotada por empresas

Recursos como o das videoconferências e o da internet estão abrindo caminho para um número cada vez maior de mulheres – e não apenas para as que atuam por conta própria. ''Hoje, várias empresas oferecem a seus colaboradores a alternativa de trabalhar em home office'', observa Baroni. É o caso da economista paulista Patrícia Volpi, 32 anos, consultora da Yankee Group, multinacional do ramo de telecomunicação. Ela vai ao escritório apenas uma vez por semana e nos demais dias trabalha em casa. ''Faço pesquisas, produzo relatórios e troco informações com outros consultores, de outras cidades, por telefone, chats ou pelo messenger. Tudo o que preciso é de um laptop'', assegura. ''As ligações telefônicas de trabalho são feitas através de uma central de 0800, assim a conta é cobrada diretamente da empresa'', explica.


Fonte: Trechos da matéria - site Claudia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails