sábado, 30 de abril de 2011

Economize com planejamento de gastos

Trace uma meta de gastos por mês e faça de tudo para que ela seja cumprida.

                                             

Aprender a montar um orçamento de despesas pode ser um verdadeiro trunfo para seu bolso. Ele é uma ótima ferramenta para cortar e evitar gastos desnecessários, além de ser uma maneira prática para sabermos onde nosso dinheiro vai parar, já que muitas despesas passam batidas. O consultor financeiro Gustavo Cerbasi ensina as técnicas para você.

Não ignore os pequenos gastos:

As pessoas não costumam dar atenção a pequenos valores. Não se dão conta de que, se economizassem esse "dinheirinho", conseguiriam comprar coisas grandes. "Esse é o erro mais grave dos brasileiros com suas finanças", explica o consultor Gustavo Cerbasi.

Faça seu orçamento:

Acredite: você não precisa quebrar a cabeça para tomar conta de suas finanças. O primeiro passo é comprar um caderninho e andar com ele na bolsa. No começo, você terá de se esforçar para anotar nele absolutamente todos os gastos. Depois, conforme for criando um controle natural, poderá espaçar essas anotações.

1º mês:

. Anote todos os gastos - todos mesmo! Faça tudo de maneira bem precisa. Se colocar apenas a palavra-chave, corre o risco de esquecer com o que gastou. Por isso, descreva o gasto e coloque a data.

. Divida os gastos por grupos, como educação, transporte, alimentação.

. Abra categorias nesses grupos, como escola dos filhos, curso de inglês, gasolina, ônibus, etc.

. No fim do mês, o mais provável é que você já gaste menos. Isso acontece porque, ao ter a visão geral de suas finanças, seu cérebro já se prepara para cortar os gastos supérfluos. Seu desafio daqui para frente é fazer isso de maneira consciente.

Após o primeiro mês:

. Analise seus gastos. Veja se poderia ter economizado em algo e não o fez e tente colocar ideias novas em prática no mês seguinte.

. É fundamental reservar uma verba para seu bem-estar. Guarde um pouco de dinheiro para comprar cremes, ir ao cinema, tomar um café. É preciso anotar isso no orçamento!

 Também é essencial pegar de 5% a 10% do seu salário para guardar na poupança. Esse dinheiro poderá ser usado em emergências, para aumentar sua renda um dia ou ainda como pagamento de cursos e especializações importantes.

Dica:

Defina uma meta de gastos por mês e faça de tudo para que ela seja cumprida. Aos poucos, será automático.

9 regras para seu orçamento dar certo:

1. Não perca tempo com o orçamento. Após o primeiro mês, a anotação deve ser rápida, agora com palavras-chaves, caso contrário, desperdiçará tempo e você acabará parando por preguiça.

2. Além disso, não é mais preciso anotar os gastos todos os dias. Os que pagar em dinheiro, sim. Mas o que pagar no cartão, por exemplo, anote apenas a cada duas semanas.

3. Para não se confundir, guarde todos os comprovantes de gastos (aquelas folhas que você recebe quando paga algo no cartão de crédito ou débito, por exemplo).

4. Verifique seu orçamento uma vez a cada duas semanas, quando for atualizá-lo. Não se esqueça de fazer uma análise das coisas com que você acha que está desperdiçando muita grana. Tente mudar sua atitude já na semana seguinte.

5. Se, mesmo assim, você entrar no vermelho, o controle deve ser semanal e não mais quinzenal. Apenas quando sua situação se normalizar, você poderrá voltar a fazer a inspeção a cada duas semanas.

6. Com o tempo, você verá que seu orçamento ficará mais com uma cara de planejamento. Se isso acontecer, parabéns! Significa que você aprendeu a controlar seus gastos e agora, os planeja antes de gastar.

7. No planejamento anual, coloque também gastos sazonais, como aniversários, Dia das Mães e dos Pais. Defina uma verba de quanto pretende gastar com cada presenteado e tente não ultrapassá-la. Se o fizer, compense reduzindo em algum outro gasto.

8. Por mais que pareçam tentadoras, fuja das compras parceladas, a não ser que você tire o dinheiro que pagará as parcelas de rendimentos de investimentos. Caso contrário, procure pagar à vista e peça desconto sempre!

9. Quando começar a sobrar dinheiro, além dos 10% do seu salário que já são destinados à poupança, tenha mais um investimento pensando em emergências e no seu futuro. Uma boa é a previdência privada.


Fonte: Portal Mdemulher



Um comentário:

  1. Oi, Renata!

    Acho muito importante as pessoas terem uma vida financeira mais organizada, isto traria, com certeza, mais qualidade de vida para muitas pessoas. Adorei as dicas, são muito fáceis de serem executadas.

    Beijos!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails