quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Qual a melhor maneira de guardar alimentos?



Sabia que a duração de cada produto depende de como você os guarda? Veja como armazenar alimentos:
Café e chá não se misturam. Lado a lado, o chá absorve o aroma do café. O vidro de azeite gosta de tampa limpa e não suporta luz. Quando armazenado em condições contrárias a essas, ele perde o sabor.

O fato é que a maioria dos alimentos perde o sabor em contato com o ar. Nem sempre dá para evitar que isso aconteça, mas alguns truques podem fazer seus alimentos durarem mais.

Como guardar cada tipo de alimento:

Chocolate

Sensível a altas temperaturas, ele deve ficar em ambiente fresco, seco, com pouca luz e longe de produtos com cheiro forte. Para preservar a textura e o sabor, em dias quentes enrole a barra em papel-filme, guarde na geladeira e tire minutos antes de consumir.

Chá

Mantenha-o longe da luz e de alimentos com cheiro forte, como café. O chá absorve cheiros facilmente. Guarde-o em potes fechados e lugar fresco. Isso evita fungos.

Cereais

Cereais e derivados (macarrão, farinha e aveia) devem estar em potes fechados, para preservar o sabor e evitar o aparecimento de carunchos (insetos que perfuram os alimentos).

Queijo

Os queijos frescos vão para a geladeira e devem ficar na embalagem ou em potes fechados. Não é preciso conservar o soro. Os duros e semiduros podem ficar em temperatura ambiente, cobertos com um pano úmido.

Ervas

Salsinha, cebolinha e manjericão podem ser mantidos em temperatura ambiente por alguns dias com os talos imersos em água. Para conservar por mais tempo a salsinha, lave, pique e ponha numa fôrma de gelo. Cubra com água filtrada e leve ao congelador. Ao usar, basta degelar o cubo numa peneira em água corrente.

Azeite

Armazene em local fresco e longe da luz. Manter a tampa limpa também é fundamental, porque os resíduos podem contaminar o restante do frasco.

Pão

Guarde em saco de papel e longe da geladeira, para que não resseque nem absorva o cheiro de outros alimentos. Para mantê-lo crocante, pincele ou borrife um pouco de água sobre ele e leve-o ao forno (jamais ao micro-ondas).


Fonte: Site AnaMaria

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails